A TERAPÊUTICA PSICOPEDAGÓGICA

    Devido a necessidade de compreender a Terapêutica Psicopedagógica nas sessões de intervenções com o (a) aprendente , o Espaço Maria Flor de Psicopedagogia, elaborou um trabalho de intervenção terapêutico chamado de A Terapêutica Psicopedagógica da escrita.

Esse visa construir fundamentos para que a criança passe a escrever sem medo, isso falando aqui de crianças que já são alfabetizadas, mas que por algum motivo, ainda não se colocou no lugar de sujeito pensante escrevendo a partir do pensamento sobre o mundo ao seu redor.

No livro a Estética Verbal de Mikhail Bakhtin o texto é sistema de signos que atribui significado sobre a compreensão do homem enquanto ser que se comunica e se expressa a partir de uma situação de comunicação. Obviamente Bakhtin nos explica que o texto é palavras sobre palavras, pensamentos sobre pensamentos e que tudo é gerado a partir do que se existe: o pensamento.

É uma dádiva quando podemos ensinar um gênero textual a uma criança, ela toma a forma, o método e o estilo, e isso vai sendo incorporado em sua memória construindo bases que organizarão suas estruturas mentais e a levará a um nível mais excelente da escrita.

Desta forma compreendemos que o texto nasce quando pensamos e não quando estamos confusos sem saber o que escrever, ou seja, sem bases e estruturas da produção escrita.

CURSO: A TERAPÊUTICA PSICOPEDAGÓGICA DA ESCRITA (trecho)

COMO A LEITURA ME COMPLETA

Essa atividade consiste em oferecer uma leitura de contos, histórias infantis, histórias bíblicas, crônicas, lendas, mitos, poemas, poesias e HQs, a fim de vincular o aprendente ao personagem que mais combina com suas características pessoais, traçando assim um paralelo terapêutico, (cruzando os laços entre um e o outro), personagem e aprendente se encontram em alguma característica, formando e reconhecendo onde e em qual dificuldade se pode melhorar.

No brincar a criança reflete ao mundo real, ela elabora, participa, constrói aprendizagem e compartilha suas inseguranças e evoluções. Por meio de uma personagem, a criança revela suas aspirações, seus desejos e estabelece uma ralação com a linguagem oral verbal ou não verbal.

Geralmente, para crianças que desenvolveram a leitura e a escrita, mas não conseguem escrever um texto (há uma dificuldade de transição). Podemos estabelecer propostas com linguagem não verbal (imagens, cenas, cenários, fotos e brinquedos). Desta maneira,  desenvolver na criança a reflexão que transborde em linguagem oral e assim, levá-la a passar o que se pensou e replicou oralmente à forma escrita.

Materiais:

·       Imagem de sequência lógica (alguém fazendo alguma coisa);

·       Recortes de Gibis, para que recria um texto do acontecimentos;

·       livros de histórias (literaturas infanto juvenil);

·       lápis, borracha, canetinhas lápis de cor;

·       tinta, pincéis e papéis diversos.

Objetivo:

Por meio destas atividades o (a) aprendente constrói relação entre a linguagem, elaborada pelo pensamento a partir das imagens. Observa uma sequência para escrever, transformando o pensamento em texto, por meio da intervenção do (a) psicopedagogo.

Metodologia:  

A criatividade é importante: Podemos trabalhar nessa intervenção com a leitura de um livro, pede - se que a criança escreva em resumo da história ouvida. Se preferir trabalhe aqui com cenas sem a linguagem escrita e pede que escreva um texto sobre as cenas observadas, (o psicopedagogo, deve auxiliar na tarefa). Pose-se também recortar várias imagens e pedir que cole (montando um cenário) contando uma história. Em seguida escreve-se esta história relacionando leitura e escrita desenvolvendo o pensamento lógico linearmente, por meio do psicomotor.

Conclusão:

Conclua a atividade realizando perguntas ao aprendente, permitindo que expresse, como se sentiu realizando um trabalho, que lhe permitiu desenvolver a linguagem escrita.

Observe se ficou satisfeito com o trabalho e se  algum personagem, fez parte da construção do desenvolvimento lógico na escrita.

Sugestão de Perguntas:

Como se chamava a personagem?

Qual era o problema que ele/ela enfrentava?

Qual foi a solução que a personagem encontrou?

Você se identifica com alguma característica (qualidade) da personagem?

 

     Espero que apreciem parte do curso!

    ESPAÇO MARIA FLOR PSICOPEDAGOGIA ONLINE

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