MODALIDADE DE APRENDIZAGEM

    Segundo Alícia Fernandez, a Modalidade de Aprendizagem, é forma particular que cada sujeito aprende, ela pode ser verificada por meio da forma como cada pessoa se aproxima do conhecimento, mediante o diagnóstico psicopedagógico. O psicopedagogo (a) descreve a modalidade, quando observa a forma pela qual o aprendente se aproxima do conhecimento.

As Modalidades de Aprendizagem são: Hipoassimilativa/Hiperacomodativa, Hiperassimilativa/Hipoacomodativa, Hipoassimilativa/Hipoacomodativa.

  • Hipoassimilativa: pobreza de contato com o objeto que redunda em esquema de objeto empobrecido, déficit lúdico e criativo. 
    Acredita-se que nessa modalidade o sujeito, não encontra recursos de criação por não ter desenvolvido mentalmente tais esquemas de criar, ordenar, desenhar, pintar e até mesmo desenvolver uma criação escrita de texto, histórias e etc. assim observamos que muitas crianças, adolescente e até adultos , não demonstram afetividade com esses tipos de atividades e por vezes não se permitem tentar, já rejeitam antes mesmo de fazer. Outros sofrem muito quando são submetidos as tais atividades.

  • Hiperacomodação: pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica ás normas, submissão.
    Nessas duas modalidades encontra-se muito bons estudante, pelo fato de não terem oportunidades, recursos educacionais para exercer o protagonismo e apoio familiar, incentivo, para desenvolverem e serem criativos por meio do potencial que muitas vezes, ainda não desenvolveram e acreditam que não são capazes.

  • Hipoacomodação: pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens, a criança sofreu a falta de estimulação ou abandono.
As crianças que não são estimuladas, perdem o interesse de criar, fazer, interagir, aprender, desenvolver formas de memorização das coisas que ouve e vê. è muito comum crianças que houve as explicações de seus professores sobre uma determinada atividade, mas ela fica sempre insegura para realizar, porque não confia no sabe, ou seja não se lembra das coisas que aprendeu ontem e assim apresenta um déficit nas habilidades de memória de longo prazo, é necessário trabalhar com essa crianças o desenvolvimento das funções executivas.

  • Hiperassimilação: predomina a subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resigna-se.
    Nessa modalidade a criança ou sujeito, mostra-se muitas vezes irredutível, desconfigurando as comandas de seus professores e pais ou responsáveis com argumentos que subjetivos que demonstram sua vontade pessoal, que muitas vezes não coincide com a comanda do professor ou da família. Crianças assim sempre criam um clima de embate e de revolta, dificultando o momento da aprendizagem e impedindo a si mesmo de desenvolver novas habilidades acadêmicas ou de instrução.

  • Hipoassimilativa/Hipoacomodativa:
    A modalidade de aprendizagem Hipoassimilativa/Hipoacomodativa, é determinada por inibições cognitivas. Essas reduzem-se a deficiências, pelo fato de um baixo desenvolvimento intelectual, que inibe os processo da assimilação e acomodação, variantes descritas por Piaget, as quais necessitam uma da função da outra para ir e vir livremente, buscando o que há na memória de longo prazo, para desenvolver outras habilidades subsequentes as que já se têm. Nessa modalidade as crianças não se desenvolve normalmente, mas operam repetidamente para desenvolver habilidades de leitura e escrita. E dependendo do nível de sua deficiência não passam de um certo nível de desenvolvimento.

Estudo realizado pelo Espaço Maria Flor Psicopedagogia Online


 

REFERÊNCIAS

- American Association on Mental Retardetion. (2002). Mental retadation: definition, classification, and systems of supports. Washington, DC, USA: AAMR.-

  

- FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre, RS: Artmed, 1991.

 

- PIAJET Jean. A equilibrarão das estruturas cognitivas: problema central ao desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre nosso conteúdo.

MODALIDADE DE APRENDIZAGEM

ADAPTAÇÃO CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA.

     As adaptações curriculares são as modificações necessárias realizadas pelo (a) professor (a) de uma determinada matéria, para atender à...