O Atendimento Educacional Especializado, é o que prioriza os educandos com necessidades educacionais especiais. O atendimento é no contra turno da aula dos estudantes, pois dessa forma é o que determina a lei de diretrizes e base da educação. Os alunos são acolhidos e mediante uma entrevista com os pais ou responsáveis para registrar os aspectos mais relevantes da vida diária e prática dos estudantes, assim dessa forma têm-se subsídios e embasamento teórico e pedagógico pra elaborar o plano de ensino do estudante. Obviamente que o avaliador (a) professor (a) realiza avaliação Inicial Anexo I e desenvolve atividades para compreender quais habilidades o estudante terá que desenvolver nos próximos bimestres.
AVALIAÇÃO INICIL
A avaliação inicial conta com duas partes: a primeira se entrevista os pais do estudante colhendo informações relevantes para da vida prática e diária do educando. A segunda realiza-se atividades pedagógicas e leitura, escrita e raciocínio lógico para melhor compreender os aspectos qualitativo da atenção, memória, foco entre outros aspectos.
Faz-se necessário que os professores (as) especialistas no AEE, tenham condições pedagógicas e leituras para poder interpretar as fases de desenvolvimento de pré-escolares, pois na verdade o especialista deve ser uma pessoa que tem afinidade com as leituras de cunho pedagógico, pois sem leitura não se pode ser um bom profissional.
PLANO DE ENSINO
O plano de ensino dos estudantes serão elaborado, depois da avaliação inicial, porque partimos do principio para chegarmos a uma conclusão da elaboração do plano. Nele deve-se conter as habilidades que o aluno deverá desenvolver e para isso o especialista (a) deve prepara materiais e atividades
adequadas ao desenvolvimento do estudante. Assim o estudante desenvolverá habilidades acadêmicas, práticas e funcionais para a vida diária do estudante.
ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA NO AEE
O psicopedagogo (a) parte do princípio que o diagnóstico das necessidades educacionais dos estudantes é regra primordial para que o plano de ensino seja funcional e aplicável, pois se o plano falhar deve-se repensar a avaliação inicial, porque o progresso é lento, mas isso não impede que os educandos não possam desenvolver-se sob a estrutura do seu plano de ensino. Por isso é necessário ser didático (a) e buscar compreender em que fase da escrita a criança se encontra e nessa fase, o que eu posso oferecer de forma assertiva. Assim também deverá compreender os níveis de leitura dos estudantes e como elevar seu nível de leitura ao máximo possível.
Ainda, não podemos deixar de comentar aqui sobre o raciocínio lógico, linguagem verbal e não verbal, pragmática, semântica e etc. Esses conhecimentos devem ser aplicados de forma adaptadas e desobrigadas de notas bimestrais ou provas avaliativas. Devem ser trabalhadas para melhorar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita bem como o seu funcionamento social da vida prática e diária.
ESPAÇO MARIA FLOR PSICOPEDAGOGIA ONLINE
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