ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO



    O Atendimento Educacional Especializado, é o que prioriza os educandos com necessidades educacionais especiais. O atendimento é no contra turno da aula dos estudantes, pois dessa forma é o que determina a lei de diretrizes e base da educação. Os alunos são acolhidos e mediante uma entrevista com os pais ou responsáveis para registrar os aspectos mais relevantes da vida diária e prática dos estudantes, assim dessa forma têm-se subsídios e embasamento teórico e pedagógico pra elaborar o plano de ensino do estudante. Obviamente que o avaliador (a) professor (a) realiza avaliação Inicial Anexo I e desenvolve atividades para compreender quais habilidades o estudante terá que desenvolver nos próximos bimestres.

AVALIAÇÃO INICIL

    A avaliação inicial conta com duas partes: a primeira se entrevista os pais do estudante colhendo informações relevantes para da vida prática e diária do educando. A segunda realiza-se atividades pedagógicas e leitura, escrita e raciocínio lógico para melhor compreender os aspectos qualitativo da atenção, memória, foco entre outros aspectos.
    Faz-se necessário que os professores (as) especialistas no AEE, tenham condições pedagógicas e leituras para poder interpretar as fases de desenvolvimento de pré-escolares, pois na verdade o especialista deve ser uma pessoa que tem afinidade com as leituras de cunho pedagógico, pois sem leitura não se pode ser um bom profissional.

PLANO DE ENSINO

    O plano de ensino dos estudantes serão elaborado, depois da avaliação inicial, porque partimos do principio para chegarmos a uma conclusão da elaboração do plano. Nele deve-se conter as habilidades que o aluno deverá desenvolver e para isso o especialista (a) deve prepara materiais e atividades 
adequadas ao desenvolvimento do estudante. Assim o estudante desenvolverá habilidades acadêmicas, práticas e funcionais para a vida diária do estudante.


ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA NO AEE

    O psicopedagogo (a) parte do princípio que o diagnóstico das necessidades educacionais dos estudantes é regra primordial para que o plano de ensino seja funcional e aplicável, pois se o plano falhar deve-se repensar a avaliação inicial, porque o progresso é lento, mas isso não impede que os educandos não possam desenvolver-se sob a estrutura do seu plano de ensino. Por isso é necessário ser didático (a) e buscar compreender em que fase da escrita a criança se encontra e nessa fase, o que eu posso oferecer de forma assertiva. Assim também deverá compreender os níveis de leitura dos estudantes e como elevar seu nível de leitura ao máximo possível.
Ainda, não podemos deixar de comentar aqui sobre o raciocínio lógico, linguagem verbal e não verbal, pragmática, semântica e etc. Esses conhecimentos devem ser aplicados de forma adaptadas e desobrigadas de notas bimestrais ou provas avaliativas. Devem ser trabalhadas para melhorar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita bem como o seu funcionamento social da vida prática e diária.

 


ESPAÇO MARIA FLOR PSICOPEDAGOGIA ONLINE

https://psicopedagogiandotododia.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre nosso conteúdo.

MODALIDADE DE APRENDIZAGEM

ADAPTAÇÃO CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA.

     As adaptações curriculares são as modificações necessárias realizadas pelo (a) professor (a) de uma determinada matéria, para atender à...